Dicas de Manutenção

Dicas de Manutenção e Conservação de Lâminas

Para manter a sua faca sempre bem conservada, você deve seguir algumas dicas:
• Mantenha a sua faca sempre com uma camada fina de óleo (óleo de silicone, óleo para armas ou óleo mineral para máquinas), caso não a esteja utilizando, a cada período de 2 meses limpe sua faca e passe óleo. Pode aplicar na lâmina, cabo e adereços também.
• Caso sua bainha não seja de madeira ou outros materiais inertes, NÃO deixe sua faca dentro da bainha de couro, pois, ela irá oxidar (enferrujar) com certeza. Guarde sempre a sua lâmina enrolada em um pano e a bainha em outro dentro da caixa de apresentação que a acompanha, ou revestida por filme plástico e só então embainhada (cuidado para não cortar o filme na hora de embainhar, não coloque totalmente até o fim).
• Não espere que sua faca fique bonita e perfeita para sempre, com o uso ela irá riscar, adquirir marcas de oxidação, entre outras coisas mais isto faz parte da própria vida da lâmina, se precisar repolir procure ajuda profissional.
• Nos casos de restauração, não devemos tirar todas as marcas, pois, elas fazem parte da história da lâmina. Oxidações causadas pelo contato com sangue em lâminas (principalmente as de guerra) têm normalmente um valor comercial superior a um acabamento espelhado.
• Facas em aço ligado, p. ex.: ANSI 52100 ou ANSI 5160, têm uma forte tendência de manchar a superfície caso entre em contato com água por algumas horas, portanto, evite. Após o uso da lâmina adquira o hábito de secá-la com um pano.
• Evite tocar desnecessariamente na lâmina, pois, os óleos e suor do corpo são corrosivos e podem manchá-la.
• Lave sua faca com água e sabão utilizando apenas um pano macio ou o lado macio de uma esponja para não riscar, seque muito bem, aplique uma fina camada de óleo.
• Mantenha a faca sempre afiada e com fio assentado, desta forma você precisará de menos esforço para cortar e evitará acidentes. Afie sempre manualmente, pegue algumas dicas profissionais para não riscar a lâmina.
• Esta lâmina tem uma garantia vitalícia do cuteleiro que a criou (exceções: utilização indevida).
• De tempos em tempos passe um pouco de óleo hidratante (ou óleo mineral para massagem) em sua bainha de couro para preservá-la. Dependendo do lugar e umidade pode acabar mofando, por isso é importante para a manutenção deixá-la um pouco ao sol e se possível guardar junto com sílica-gel melhor ainda.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Dicas de Manutenção

  1. gilberto disse:

    Ola é normal lamina de aço 52100 ao ter contato com carnes manchar a lâmina,tenho uma e ela era toda prateada a primeira vez que usei a lamina ja manchou gostaria de saber se e normal

    Curtir

  2. dzucherato disse:

    Olá Gilberto!
    Sim, é normal que as lâminas manchem ao entrar em contato com sangue, 52100 não é diferente.
    As facas em inox tendem a manchar menos.

    Abraço!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s